Páginas

segunda-feira, 13 de maio de 2024

Treze anos de Ordo Draconis Belli e os dois centavos do Skald

Fotos por William Dobler e Jaqueline Damian 

Salve, medievalistas!



No último sábado rolou o tradicional Jantar Medieval da Ordo Draconis Belli e, depois de um longo inverno sem atualizar o site, me empolguei pra dar meus dois centavos (ou minhas duas peças de cobre).


Quem me acompanha no instagram (@cenamedieval) provavelmente sabe que agora eu faço parte da Ordo, então não daria pra eu fazer uma resenha imparcial do evento como eu fazia antigamente, mas dá pra comentar uma coisinha ou duas, especialmente pra quem começou a frequentar o meio há menos tempo.



Eventos como esse foram o que me fez começar esse blog há quase dez anos, e é muito bacana ver que a cena continua prosperando. Uma boa parte do público é a mesma de sempre, mas sempre tem também rostos novos, ficando deslumbrados com todo esse cenário.


E não é pra menos: os eventos desse meio são um verdadeiro escape da realidade, uma noite em que os presentes podem (parafraseando o meme) beber como anões, fumar como magos, cantar como elfos e festejar como hobbits.



A Ordo é o grupo de combates medievais em atividade há mais tempo no Brasil. Desde a formação, em 2011, dezenas de guerreiros e escudeiros já passaram pelas fileiras dos dragões guerreiros, contribuindo para a história do grupo com ferro, suor, piadas, lágrimas, e algumas gotas de sangue aqui e ali. As lutas que o público vê hoje têm um acumulado enorme treinos, estudo e hematomas escondidos. A apresentação deste ano foi única, pois houve participações especiais de antigos membros que não estão mais ativos, mas vieram participar da festa junto com outros que foram iniciados recentemente.




Como sempre, além do jantar propriamente dito, o evento foi cheio de atrações como arco e flecha, swordplay, exposição de aves de rapina, danças medievais e, é claro, várias ótimas apresentações musicais com os grupos Oaklore, Yön, Olan Ein Sof, Thistle e Skaldduos.


A maior novidade talvez tenha sido o LARP (Live Action Role Play), que foi incluído no evento pela primeira vez no ano passado e neste ano rolou de novo. Para participar, bastava formar um grupo e se inscrever. No ano passado, os grupos procuraram pelo orbe mágico que podia derrotar um necromante. Neste ano, o vilão armou sua vingança e estava disfarçado entre as pessoas da festa; para encontrá-lo e derrotá-lo mais uma vez, os jogadores precisaram encontrar os ingredientes de uma poção a ser preparada por uma bruxa, sendo que cada ingrediente ou pista estava com algum dos personagens espalhados pelo evento, alguns dos quais só ajudariam o grupo de aventureiros se um desafio fosse superado.


Enfim, o evento foi empolgante o suficiente para que este Skald que vos fala decidisse reviver o site e sentar para escrever este breve post. Quem acompanhava o site antigamente deve ter reparado que ele está parado praticamente desde o começo da pandemia, que obviamente impediu os eventos por um tempo. Mas mesmo depois que a peste passou e os eventos voltaram a acontecer, vários dragões (tarefas e ocupações diversas) lançaram seu apetite voraz sobre meu tempo, de modo que não tive condições de postar. Mas sinto falta de trazer conteúdo por aqui, e de vez em quando algum leitor antigo me cobra.


Quem sabe o próximo post não demora menos de um ano pra acontecer, hahaha…



Pra terminar, mais algumas imagens de dois dos fotógrafos do evento, William Dobler e Jaqueline Damian:
























Siga os perfis da Ordo Draconis Belli no instagram:


Ordo Draconis Belli (perfil oficial do grupo)

Jantar Medieval Ordo (perfil do Jantar)

Hidromel Triple Horn (organizador do evento)

Dhy Ngetal (organizadora do evento)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário sobre este artigo